Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

"SEMINÁRIO, PASSADO, PRESENTE E FUTURO"

D. António Augusto Azevedo registou algumas notas sobre a história dos Seminários desde o Concilio de Trento (1545-1563) ao Concilio Vaticano II (1962-1965). Sobre o passado, o bispo auxiliar do Porto recordou as dificuldades políticas conjunturais e os problemas financeiros que marcaram as opções sobre a formação do clero.

Como marca do presente, inspirado pelo Concílio Vaticano II, D. António Augusto destacou, por exemplo, a importância dada à formação espiritual e à recomendação sobre novos métodos didáticos a implementar nos seminários. Assinalou que no tempo pós-conciliar, não obstante os muitos abandonos da vida sacerdotal e uma baixa de alunos nos seminários, surgiram novas realidades como o pré-seminário e os seminários de movimentos da Igreja. No presente, muitas vocações revelam-se em idade adulta – disse D. António Augusto tendo apontado que no Porto, num balanço aproximado dos últimos 10 anos, dos 32 padres ordenados cerca de 50% não vieram do Seminário Menor.

Sobre o futuro dos seminários, o bispo auxiliar do Porto assinalou que as orientações da Igreja apontam para uma formação que deverá ser integral, missionária e comunitária. Os Seminários deverão formar padres que sejam discípulos missionários enamorados do Mestre que vivam no meio do mundo na simplicidade, na sobriedade e na autenticidade.

Sem comentários: