Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

NÃO QUEREMOS SER SURDOS À VOZ DOS POBRES

Da pobreza imposta à pobreza escolhida, para acabar com a miséria.

" Ser pobre, na linguagem comum, é não ter o que baste para viver dignamente. É a condição de grande parte da humanidade, em contraste com uma pequeníssima minoria que retém recursos materiais e culturais que deviam servir a todos. As análises estão mais que feitas, resta refazermo-nos como sociedade propriamente dita, ou seja, acompanharmo-nos realmente uns aos outros, a nível local, nacional e mundial.

Em estádios primitivos da humanidade a sobrevivência era o dia-a-dia de todos. As civilizações diversificaram papéis e destacaram alguns em posições de chefia, que foram também de maior lucro para eles. As guerras escravizavam vencidos e as minorias e estrangeiros eram olhados com desconfiança e menosprezo.

Na tradição bíblica a crescente afirmação de um Deus universal trouxe necessariamente maior atenção aos pobres e excluídos, exigindo uma solidariedade na vida que correspondesse à comunhão no culto e vice-versa. Toda a profecia acentua este ponto, com palavras fortes que ainda hoje nos abalam. Especialmente hoje, podemos dizer, quando o grito de Deus se junta tão tragicamente ao grito dos pobres.
(...)
Uma Igreja em permanente reforma, como o Papa Francisco hoje insiste, é a que recupera a “forma” inicial da comunidade cristã. Aquela que os Atos dos Apóstolos definem como comunhão de fé e de vida, compartilhando bens espirituais e materiais (cf. Ac 3, 42 ss)."

Textos de reflexão sobre esta triste realidade do nosso mundo
https://pontosj.pt/category/nao-queremos-ser-surdos-a-voz-dos-pobres/

Sem comentários: