Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 20 de novembro de 2018

SER PESSOA LIVRE

Sou livre quando, depois de ter amado as coisas e os homens, 
eles ficam livres e eu menos escravo. 
Sou livre quando, preso pela dor, uma voz grita dentro de mim: Ressuscitou! 
Sou livre quando creio num Deus que criou tudo com liberdade. 
Sou livre quando aceito a liberdade dos outros. 
Sou livre quando a minha liberdade está acima do dinheiro, 
do erotismo ou de outros tiranos. 
Sou livre quando a morte não constitui para mim 
mais que a passagem à plenitude da vida. 
Sou livre quando consigo ser Pessoa. 
Sou livre quando consigo descobrir o bem que existe em cada criatura. 
Sou livre quando aceito que, na minha vida, a consciência esteja em primeiro lugar. 
Sou livre quando não existe um preço para a minha liberdade. 
Sou livre quando a minha única lei é o AMOR. 
Sou livre quando sei dar-me aos outros sem exigir possuí-los. 
Sou livre todas as vezes que defendo com convicção a liberdade dos outros. 
Sou livre quando, sendo rico, continuo a invejar a liberdade dos pobres. 
Sou livre quando, sendo pobre, 
continuo a preferir a minha liberdade ao dinheiro dos outros. 
Sou livre quando creio que o meu Deus é maior que o meu pecado. 
Sou livre quando, na hora da prova, creio que Deus, o sol e eu 
somos novos todos os dias e que posso recomeçar sempre. (…)
De mãos dadas, caminhemos, através da reflexão e do compromisso pessoas e comunitário, para uma Liberdade cada vez mais consciente, verdadeira e livre.

(Maria e Lúcia Tavares in Topas outra vez? P. 58 s)
O desafio de VIVER – 9º ano

Sem comentários: