Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

OLIVEIRA DE AZEMÉIS: novo pároco foi acolhido em festa

Foi com uma igreja matriz de Oliveira de Azeméis repleta de fiéis e com a presença de quase duas dezenas de sacerdotes que deu entrada ao serviço desta paróquia o Padre José Manuel, da Sociedade Missionária Boa Nova. A cerimónia começou com a presidência do vigário da vara (P. Álvaro Rocha) que, ao chegar ao altar e após uma breve reflexão sobre a figura de pároco, leu a carta de nomeação. Nela o pastor da diocese lembra ao novo pároco os seus deveres como pastor – o ensino, a santificação e o múnus pastoral -, pedindo também aos fiéis que o recebam como pastor e o auxiliem no bom desempenho da sua missão. Finda a leitura da carta de nomeação, o vigário cedeu a presidência da celebração ao novo pároco, P. José Manuel, procedendo-se à entrega das chaves da igreja.

Na homilia, o Padre José Manuel comentou as leituras, fazendo a aplicação prática do episódio do cego Bartimeu, que encontrou Jesus a caminho de Jerusalém: “vamos colocando o coração de Bartimeu no nosso coração”. A terminar, pediu a todos os paroquianos: “ajudem-me a ser missionário…vamos ser missionários todos”; “eu quero ser convosco representante do bispo, pastor missionário também, a tempo inteiro, de coração aberto”.

Logo após a homilia, de joelhos diante do altar, o novo pároco foi convidado a fazer a profissão de fé e a renovar os propósitos da sua ordenação sacerdotal. No fim da comunhão, foi entregue ao celebrante a chave do sacrário, lembrando-lhe que a “Eucaristia é o cume de toda vida cristã”; por isso, ela deve ser o centro de toda a ação pastoral.

No momento da ação de graças, o diácono Djalma usou da palavra para lhe manifestar a imensa alegria da comunidade ao recebê-lo como pároco: ”aqui estamos para o abraçar e receber com amor”. Ainda antes da bênção final, o Padre José Manuel fez alguns avisos e entregou simbolicamente a algumas pessoas da assembleia folhetos relacionados com a sua atividade missionária.

Seguiu-se, no salão paroquial, um lanche-convívio, que o novo pároco aproveitou para ir conhecendo melhor aqueles que vai pastorear.

Sem comentários: