Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 5 de março de 2019

50 ANOS AO SERVIÇO DO EVANGELHO - Pe. Manuel Jerónimo Nunes

Celebração da Eucaristia
Uma noite de comunhão e alegria, em que a comunidade paroquial de S. Pedro de Vilar do Paraíso se fez presente com os seus Diáconos, Acólitos, um grande Coro constituído por elementos de todos os coros e uma presença muito significativa de jovens que deixou o Re. Pe. Jerónimo muito feliz.
Os padres da Vigararia e da Sociedade Missionária da Boa Nova, em grande número, vieram também felicitar e abraçar o Pe. Jerónimo e com ele concelebrar.
Presença da família do Pe. Jerónimo, que como destacou o Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, Pe. Adelino Ascenso, “para uma vocação o apoio da família é fundamental”.
As leituras para esta celebração, escolhidas pelo Pe. Jerónimo da liturgia de S. Francisco Xavier, missionário na Índia e no Japão, em que a palavra escutada continua tão actual como nesse tempo, pois é sobre a missão de anunciar e evangelizar, 
Por isso, na homilia, o Pe. Jerónimo lembrou a sua vocação e a decisão de se tornar padre missionário, numa altura em que levar a Boa Nova a todo o lado era muito importante, mas passados estes cinquenta anos essa necessidade não diminuiu, antes pelo contrário. 
Antes de terminar a celebração o Pedro Lima, leu uma mensagem em nome dos Acólitos.
Seguiu-se o Pe. Adelino Ascenso, que agradeceu a Deus pelo dom da vida do Pe. Jerónimo e o dom da vocação, “porque a vocação é um chamamento que exige resposta e ele respondeu há 50 anos”. 
De então para cá, o Pe. Jerónimo desempenhou vários cargos na Sociedade Missionária da Boa Nova, esteve a maior parte do seu tempo de missionário no Brasil, mas também alguns anos em Moçambique, é agora o Reitor do Seminário de Valadares e pároco de Vilar do Paraíso.
Destacou ainda que o Pe. Jerónimo se entregou sempre com toda a sua energia e continua a entregar-se na Sociedade Missionária, pela Igreja e por todos nós. 
Por fim o Pe. Ascenso agradeceu a toda a comunidade e também aos senhores padres pela presença e amizade demonstradas com o Pe. Jerónimo.
As flores, símbolo de alegria, amizade e reconhecimento não podiam faltar, e com elas foi o Pe. Jerónimo agraciado pela Xana, Virgínia e Sivandira, que entregaram também várias mensagens. 
Por último, o Sr. Rangel, cheio da inspiração que lhe característica, não deixou de dedicar os seus versos ao Pe. Jerónimo. 
O Pe. Jerónimo agradeceu a quantos organizaram e trabalharam para esta festa, e a presença de  toda a comunidade, aos  Rev. Padres e muito particularmente aos jovens.  
 
Bem-haja Pe. Jerónimo por estes 50 anos de trabalho e dedicação, e que o Espírito do Senhor o continue a fortalecer para muitos mais anos de missão.

Sem comentários: