Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 15 de março de 2019

RETIRO COM 7º E 8 º ANO DE CATEQUESE

No sábado, 9 de Março, com a preciosa colaboração dos pais, os adolescentes do 7º e 8º ano de catequese, viveram o seu retiro quaresmal nos Missionários Combonianos, na Maia, onde foram acolhidos pelo Pe. Ricardo Gomes, e também pela Andreia e Mónica.
Como não podia deixar de ser, começamos o retiro na capela em oração, canto, leitura bíblica das Bem-aventuranças, finalizando com a seguinte oração de agradecimento. "Graças, Senhor, pelo dom da vida. Amo-Te de todo o coração e ofereço-Te todos os momentos deste dia. Faz que sejam segundo o teu amor. Livra-me de todo o mal, e que eu possa levar a paz e a esperança a todos os meus irmãos." 
Já na sala onde iriam decorrer parte dos trabalhos deste dia, o Pe. Ricardo e a Andreia explicaram a dinâmica da manhã, que seria baseada no Sermão da Montanha, o texto bíblico lido na oração feita na capela, ou seja: as Bem-aventuranças.
Divididos os jovens por grupos, cada um teria que ler e reler de novo o texto e interpretar as Bem-aventuranças à sua maneira. Porque o dia estava lindo e propício a reflectir sobre o tema no exterior - apenas um grupo ficou numa sala - os restantes partiram em revoada e procuraram o melhor recanto que a natureza lhes oferecia. Inspirados por este ambiente tão campestre, ainda que no meio da cidade, trocaram ideias e acertaram pormenores, para que o seu trabalho fosse o melhor, pois no final do dia haveria um prémio!
Conforme o trabalho terminava, para espairecer e usufruir de tão bom espaço, os jovens iam passeando pela quinta, conversando, descobrindo outros recantos, jogando futebol, matraquilhos...
Já na sala, deu-se início à apresentação dos trabalhos, e foi muito interessante constatar que cada grupo fez uma interpretação rica e diferente do texto das Bem-aventuranças. Assim, o primeiro grupo encenou um debate, o segundo uma manifestação - marcha pela felicidade -  o terceiro escreveu um poema e o quarto uma oração. Cada um com o seu valor, mas pela inovação o destaque foi para o debate, ficando em segundo a manifestação.  
E eis que o tempo voa e chegou a hora de almoçar! Agradecer o pão de cada de dia, assim bem visível na sala de jantar, e que não deixa que ninguém fique indiferente para a necessária oração. Mesa cheia e onde não faltaram os "miminhos" das mães e de uma catequista, com quatro deliciosos bolos para a sobremesa. 
Após o almoço momento lúdico de descontracção e divertimento, com jogos dinamizados pela Andreia e Mónica, que fizeram com que todos participassem e, mais tarde, na avaliação do dia pedissem mais momentos destes para um próximo retiro!
De volta à sala para tomar conhecimento do trabalho da tarde, constataram que era bem agradável voltar ao exterior para a "caça ao tesouro", com o tema as Obras de Misericórdia, que estariam espalhadas pela quinta e sinalizadas com "smiles" As regras definidas foram: cada grupo teria que estar com todos os seus elementos sempre juntos, trabalharem juntos e sem ajuda das catequistas.
Pode dizer-se que foi um bom exercício físico mas também mental, e perfeito para relembrar a importância que devem ter na nossa vida, e nesta caminhada quaresmal, as Obras de Misericórdia.
Cada grupo sinalizou o seu trabalho que foi depois entregue para avaliação final. Todos voltaram então ao cenáculo de oração para momentos de silêncio, reflexão, oração, encontro pessoal com Deus no Sacramento da Reconciliação. Tempo para limar arestas, abrir o coração e sentir que o amor e perdão de Deus são infinitos se cada um o desejar. No final do Sacramento da Reconciliação terminamos com oração e bênção pelo Pe. Ricardo.
A finalizar foi dado a conhecer o vencedor dos trabalhos: o grupo dois, com uma ligeira vantagem relativamente ao grupo um, e cujos elementos receberam uma pequeno saco mochila do JIM, http://missaojovem.jim.pt/ com várias lembranças dentro. No entanto ninguém foi esquecido e todos foram presenteados com a revista Audácia, uma pulseira do JIM e também um livro sobre o Ano Missionário para as catequistas.
Foi assim que partimos à descoberta de novos caminhos que nesta Quaresma nos ajudassem a orar, reflectir e partilhar, para melhor nos preparamos para o grande dia da Ressurreição do Senhor. O objectivo foi cumprido!
Na despedida e olhando para o painel pintado na parede, não deixamos de pensar como seria bom se um alguns jovens que hoje aqui estiveram aceitassem o desafio: “Vem e Segue-me"!
O nosso agradecimento aos Missionários Combonianos na pessoa do Pe. Ricardo Gomes, da Andreia e da Mónica, por mais uma vez nos terem acolhido de forma tão afectuosa e simpática.
Também um grande bem-haja aos pais que nos ajudaram no transporte e às mães pelo "mimo" dos bolos. Que o Senhor a todos recompense.

Sem comentários: