CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

sábado, 11 de dezembro de 2010

CELEBRAÇÃO MATRIMONIAL

No passado sábado, 4 de Dezembro, realizou-se na Capela de S. Martinho, o Enlace Matrimonial da Cátia e do Filipe. A Cátia é uma das nossas jovens catequistas, e quis que com ela partilhássemos este dia de felicidade e alegria.
A Capela sempre bonita, alindou-se mais ainda para tão solene celebração. Atrás do altar colocamos um painel muito bem decorado, onde se iria afixar uma surpresa para os noivos...

Chegou a noiva, linda como só as noivas sabem ser! Pelo braço do pai a caminho do altar, irradiava felicidade! As crianças do 2º ano de catequese fizeram-lhe o melhor cumprimento, batendo palmas e dizendo: "Cátia estás tão bonita!
Um coro de jovens que esteve presente a animar a celebração já cantava e tocava: "É tempo de parar, de olhar à nossa volta / é tempo de escutar qualquer nota solta / é tempo de agir, um novo sonho está p´ra vir."
O Reverendo Padre Zé Manel acolheu os noivos e deu início à celebração.

Antes da proclamação da Palavra de Deus, eis que vem a surpresa preparada pelos catequizandos...
Cada um levou uma peça e foram ao altar, onde com a ajuda de duas catequistas fizeram um puzzle que era afinal a fotografia dos noivos!
Feitas as leituras, o Padre Zé Manel lembrou que mesmo estando muito frio e toda a celebração muita bonita, tinha que fazer a homilia, pois não podia deixar de falar e recordar que o verdadeiramente importante era a Palavra de Deus, que devia ser acolhida no coração deste novo casal, para que venha a germinar e a dar fruto em abundância. Lançou mesmo o desafio ao Filipe, para que também ele, a exemplo da Cátia, venha a ser um novo catequista na nossa paróquia.

Seguiu-se o Rito do Matrimónio em que a Cátia e o Filipe afirmaram estar ali de livre vontade, decididos a amarem-se, respeitarem-se e a receber os filhos como Dom de Deus e a educa-los segundo a lei de Cristo e da Sua Igreja.
Na troca das alianças, receberam-se um ao outro prometendo: ser fiéis, amarem-se, e respeitarem-se, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença todos os dias das suas vidas.
NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU!

De joelhos, os noivos recebem a bênção de Deus, através das palavras e gestos do Celebrante.
Na Liturgia Eucarística, enquanto são levados os dons ao altar, o coro entoa: "Senhor a Ti me entrego / com todo o meu coração / eu nunca fui tão sincero / não sei mais o que fazer / sem Ti eu não sei viver / ouve a minha oração / Senhor da-me a Tua mão."
Depois da Comunhão, a oferta do ramo a Nossa Senhora, o momento de silêncio, e a entrega em oração: "Aqui me tendes ajoelhado / Senhora aceita o meu recado / que hoje entrego ao Filho teu / Senhora leva tudo o que é meu. / São alegrias e são tristezas / são os meus dias, toda a beleza / que sempre encontro em meu viver / Senhora venho agradecer. / Amor que sinto em seu olhar / calma que encontro em seu escutar / Senhora a ceita o meu recado / Senhora aceita tudo o que é meu / aqui me encontro ajoelhado / assim me dou ao Filho teu."
E assim começa mão na mão, uma nova vida! Para os noivos Cátia e Filipe, os votos de muitas alegrias e felicidades!

Sem comentários: