Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 11 de dezembro de 2010

CELEBRAÇÃO MATRIMONIAL

No passado sábado, 4 de Dezembro, realizou-se na Capela de S. Martinho, o Enlace Matrimonial da Cátia e do Filipe. A Cátia é uma das nossas jovens catequistas, e quis que com ela partilhássemos este dia de felicidade e alegria.
A Capela sempre bonita, alindou-se mais ainda para tão solene celebração. Atrás do altar colocamos um painel muito bem decorado, onde se iria afixar uma surpresa para os noivos...

Chegou a noiva, linda como só as noivas sabem ser! Pelo braço do pai a caminho do altar, irradiava felicidade! As crianças do 2º ano de catequese fizeram-lhe o melhor cumprimento, batendo palmas e dizendo: "Cátia estás tão bonita!
Um coro de jovens que esteve presente a animar a celebração já cantava e tocava: "É tempo de parar, de olhar à nossa volta / é tempo de escutar qualquer nota solta / é tempo de agir, um novo sonho está p´ra vir."
O Reverendo Padre Zé Manel acolheu os noivos e deu início à celebração.

Antes da proclamação da Palavra de Deus, eis que vem a surpresa preparada pelos catequizandos...
Cada um levou uma peça e foram ao altar, onde com a ajuda de duas catequistas fizeram um puzzle que era afinal a fotografia dos noivos!
Feitas as leituras, o Padre Zé Manel lembrou que mesmo estando muito frio e toda a celebração muita bonita, tinha que fazer a homilia, pois não podia deixar de falar e recordar que o verdadeiramente importante era a Palavra de Deus, que devia ser acolhida no coração deste novo casal, para que venha a germinar e a dar fruto em abundância. Lançou mesmo o desafio ao Filipe, para que também ele, a exemplo da Cátia, venha a ser um novo catequista na nossa paróquia.

Seguiu-se o Rito do Matrimónio em que a Cátia e o Filipe afirmaram estar ali de livre vontade, decididos a amarem-se, respeitarem-se e a receber os filhos como Dom de Deus e a educa-los segundo a lei de Cristo e da Sua Igreja.
Na troca das alianças, receberam-se um ao outro prometendo: ser fiéis, amarem-se, e respeitarem-se, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença todos os dias das suas vidas.
NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU!

De joelhos, os noivos recebem a bênção de Deus, através das palavras e gestos do Celebrante.
Na Liturgia Eucarística, enquanto são levados os dons ao altar, o coro entoa: "Senhor a Ti me entrego / com todo o meu coração / eu nunca fui tão sincero / não sei mais o que fazer / sem Ti eu não sei viver / ouve a minha oração / Senhor da-me a Tua mão."
Depois da Comunhão, a oferta do ramo a Nossa Senhora, o momento de silêncio, e a entrega em oração: "Aqui me tendes ajoelhado / Senhora aceita o meu recado / que hoje entrego ao Filho teu / Senhora leva tudo o que é meu. / São alegrias e são tristezas / são os meus dias, toda a beleza / que sempre encontro em meu viver / Senhora venho agradecer. / Amor que sinto em seu olhar / calma que encontro em seu escutar / Senhora a ceita o meu recado / Senhora aceita tudo o que é meu / aqui me encontro ajoelhado / assim me dou ao Filho teu."
E assim começa mão na mão, uma nova vida! Para os noivos Cátia e Filipe, os votos de muitas alegrias e felicidades!

Sem comentários: