Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UMA FIGURA ESTRANHA, MAS CONVINCENTE



O 2º domingo do Advento apresenta-nos a figura do Baptista (cfr. Mt 3,1-12) a pregar a conversão e a baptizar com água. Esta missão não seria tão notável se este personagem não se apresentasse de maneira tão estranha: vestia-se com pele de camelo e até comia gafanhotos. Não era nenhuma excentricidade... era mesmo um homem do deserto, habituado à dureza da vida, mas também à paz da ausência do materialismo.
Tudo por causa de uma nobre missão: anunciar Aquele que viria baptizar com o Espírito Santo. A sua missão convence porque anuncia a vinda de um Outro. Não fica na chamada de atenção à sua imagem (a ver pela imagem que tinha!). Como descreve Santo Agostinho, ele era a voz que não é mais importante que a mensagem. A palavra que anuncia o Sacramento.
"Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas!" - é o slogan de uma grande missão, para a qual precisamos de nos munir de simplicidade e de humildade... mas também de coragem e alguma "irreverência" diante do mal que se esconde por detrás de tanta aparência de bem.
"O machado já está posto à raiz..." do mal. O Senhor vem para nos libertar. Confiemos na sua visita. Acendamos a vigilância em todas as circunstâncias do nosso viver. Sirvamos os outros com alegria.








Sem comentários: