Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

RETIRO DOS JOVENS QUE SE PREPARARAM PARA O CRISMA

Algumas palavras...

Foram quatro semanas de encontro, de formação, com as catequistas, o Sr. Padre e o seminarista Eugénio. Os temas voltados para o Espírito Santo. O fogo, a força, a coragem de seguir em frente. O caminho que não acaba com os 10 anos de catequese, com a formação de preparação para o Sacramento da Confirmação, com o Retiro e nem com a própria celebração. Agora é que tudo vai começar...

O RETIRO
O retiro realizou-se no dia 13 de Novembro, no Seminário da Boa Nova, em Valadares. Pensado pela Paróquia de Vilar de Andorinho, seus catequistas e o Pároco Sr. Padre Albino, ao qual se juntaram as paróquias de Vilar do Paraíso, Oliveira do Douro e Avintes. Connosco e sempre incansáveis estiveram os Párocos das respectivas paróquias.

Depois de uma reunião com todas as paróquias participantes, coube à Paroquia Vilar do Paraíso, o Acolhimento. Toda a parte teórica foi no anfiteatro do Seminário, orientada pelas catequistas e um casal dos Salesianos. À chegada de cada crismando foi dada uma chama de fogo com o seu nome e a paróquia que representava. No anfiteatro foram colocadas tiras de cetim onde estava escrito os dons do Espírito Santo, e 4 velas em cartão com o nome de cada paróquia participante.
Foram usadas duas ventoinhas, onde se colocaram fitas de cetim assinadas pelo crismandos. Esta dinâmica tinha a intenção de, a pouco e pouco, simbolicamente o Espírito Santo entrar com força no coração de cada jovem e, à medida que a dinâmica ia decorrendo as fitas esvoaçavam com mais força.

Outras dinâmicas foram realizadas sempre no sentido do conhecimento dos dons do Espírito Santo e da disponibilidade que cada um deve ter para fazer um caminho de perseverança, coragem, e de inserção na comunidade.
A música fez parte integrante destas dinâmicas, com cânticos jovens acompanhados de violas, em que todos participaram, envolvidos pela mesma esperança e alegria. Juntamos partilhamos também o almoço, brincamos e convivemos. Durante a tarde foi dada continuidade ao tema, passando-se também à parte prática da celebração do Crisma, em que Seminarista Eugénio explicou todo o cerimonial e a resposta que cada um deveria dar.
Momentos altos deste dia de reflexão: Sacramento da Reconciliação e por volta das 17:00h, Sacramento da Eucaristia.
Inicialmente estava prevista, em conjunto com todos os grupos, apenas uma oração. Porém, os jovens de Vilar do Paraíso decidiram, em boa hora, convidar todos os colegas e amigos, tornando assim a celebração muito mais rica, numa envolvência de comunhão e fé, unificada pela força criadora do Espírito Santo.

Mais uma vez o Sr. Padre Zé Manel surpreendeu, quando saiu do altar e foi convidar os crismandos, para que no altar, com ele, rezassem a oração eucarística, onde depois também comungaram.

Alguma ansiedade no momento da Comunhão, pela invulgaridade de cada um tomar o Corpo de Cristo, pela sua própria mão. Regressados ao lugar e no silêncio feito em seguida, foi-nos dado ver um brilhozinho de felicidade que transparecia no olhar e no sorriso dos crismandos.
Foi um dia muito intenso mas significativo, que ficará para sempre na memória de cada jovem, como fonte de unidade banhada pela luz, em que o Espírito Santo a todos congregou.

Texto: Virgínia Santos
Imagens: Deolinda Marinho

Sem comentários: