Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO OU CRISMA

No dia 20 de Novembro, a festa foi na Sé do Porto, onde cada jovem confirmou o seu desejo de continuar com Cristo, e ser Sal, Luz e Fermento no meio dos homens. Chegaram pontuais, acompanhados dos pais, padrinhos e outros familiares. Todos muito bonitos, ansiosos, olhos resplandecentes de brilho e rostos radiantes de felicidade. Senti-me aqui tão jovem e próxima deles, que recordei com nostalgia o que se tinha passado comigo num dia semelhante.
Estamos no Outono, e como a celebração foi às 18:30h rapidamente ficou escuro. Enquanto esperávamos o momento de entrar, o céu, de cinzento vestido, abençoou-nos com uma forte chuvada, mas nem isso entristeceu ou desmotivou os crismandos. A alegria de receberem o Sacramento superava todas as contrariedades.
D. Manuel Clemente, de sorriso aberto, cheio de jovialidade, querido, transmitindo aos jovens sempre com muita simplicidade, palavras de encorajamento, e estímulo a continuarem no caminho da fé e integração na comunidade.
Dizia D. Manuel Clemente: Não é fácil… existem muitos caminhos mas o de Jesus é o melhor. É o que dá paz, coragem, motivação, alegria e tudo isto se deve procurar Domingo a Domingo na Eucaristia. Aqui está a fonte, o remédio para tudo. O remédio que não se paga, se procura e encontra, quando se abre o coração para O deixar entrar.”
Quando os nossos jovens foram crismados procurei olhar os seus olhos, os seus rostos -. claro uns mais do que outros - vi e senti como estavam emocionados e muito felizes. Com eles esteve também um casal da nossa paróquia.

Terminada a Eucaristia, cá fora tiramos fotografias para recordação de mais uma etapa destes jovens. NADA TERMINA, várias vezes lhes foi dito, AGORA É QUE TUDO COMEÇA. Investidos desde já na missão e obrigação de mostrarem a outros jovens, que são cristãos activos, empenhados, apaixonados e que o caminho da felicidade - para todos - está em Jesus Cristo!
Como catequistas que acompanharam passo a passo este grupo, rezamos: para que Jesus Cristo abençoe estes jovens, com eles caminhe em cada dia; rumo à paz, rumo ao amor e no lado certo da vida. Feliciades!
Texto: Virgínia Santos
Imagem: Deolinda Marinho

Sem comentários: