CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

domingo, 24 de maio de 2020

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O LIV DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

« “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2).
A vida faz-se história »

Desejo dedicar a Mensagem deste ano ao tema da narração, pois, para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros.
(...)
Por isso, não se trata de seguir as lógicas do storytelling, nem de fazer ou fazer-se publicidade, mas de fazer memória daquilo que somos aos olhos de Deus, testemunhar aquilo que o Espírito escreve nos corações, revelar a cada um que a sua história contém maravilhas estupendas. Para o conseguirmos fazer, confiemo-nos a uma Mulher que teceu a humanidade de Deus no seio e – diz o Evangelho – teceu conjuntamente tudo o que Lhe acontecia. De facto, a Virgem Maria tudo guardou, meditando-o no seu coração (cf. Lc 2, 19). Peçamos-Lhe ajuda a Ela, que soube desatar os nós da vida com a força suave do amor:

Ó Maria, mulher e mãe,
Vós tecestes no seio a Palavra divina,
Vós narrastes com a vossa vida
as magníficas obras de Deus.
Ouvi as nossas histórias,
guardai-as no vosso coração
e fazei vossas também as histórias
que ninguém quer escutar.
Ensinai-nos a reconhecer
o fio bom que guia a história.
Olhai o cúmulo de nós
em que se emaranhou a nossa vida,
paralisando a nossa memória.
Pelas vossas mãos delicadas,
todos os nós podem ser desatados.
Mulher do Espírito, Mãe da confiança,
inspirai-nos também a nós.
Ajudai-nos a construir histórias de paz,
histórias de futuro.
E indicai-nos o caminho
para as percorrermos juntos.

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20200124_messaggio-comunicazioni-sociali.html

Sem comentários: