Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 1 de março de 2021

A CORAGEM DA IRMA ANN

 Ajoelhou-se e implorou-lhes para pararem. «Em nome de Deus, poupai aquelas jovens vidas. Levai a minha.» A Ir. Ann Nu Thawng, religiosa da Ordem de S. Francisco Xavier – congregação de direito diocesano na diocese de Myityina, no norte de Myanmar –, tinha até então permanecido entre as paredes do seu convento, apoiando com o silêncio, a oração, o encorajamento espiritual, aqueles jovens que desfilavam apaixonados pelas ruas, pedindo liberdade e democracia. Ontem, no entanto, sem delongas, transformou esse apoio moral numa ação corajosa que se revelou decisiva para evitar uma carnificina. 
(...)
A coragem da Ir. Anna permitiu a pelo menos cem manifestantes encontrar refúgio no convento das religiosas, enquanto 40 feridos foram conduzidos à clínica anexa, onde receberam os primeiros socorros. A violência cessou, e o confronto, que podia ter-se transformado em tragédia, não teve seguimento. A mediação espontânea da Ir. Ann teve um inesperado sucesso. Patricia Yadanar Myat Ko, uma das jovens que se abrigou no mosteiro, declarou: «Fomos salvos pela miraculosa intervenção da irmã. É uma verdadeira heroína. Devemos-lhe a vida». «Só com o seu apelo sentido a Ir. Ann conseguiu travar os militares que se enfureciam sobre os jovens. É um modelo para a Igreja em todo o Myanmar. E, depois de ter acalmado os ânimos, apressou-se a ir tratar os feridos», acrescentou Joseph Myat Soe Lat, outra das testemunhas oculares.

https://snpcultura.org/a_coragem_da_irma_ann.html

Sem comentários: